[R] - O Oráculo Oculto, de Rick Riordan

31.5.16

Para quem não gostou de Os Heróis do Olimpo, tenho uma coisa para falar: PERCY JACKSON FICOU BOM DE NOVO! E para aqueles que, como eu, gostam, tenho que informar que esse é melhor ainda. O Oráculo Oculto é o primeiro livro da saga que contará a história de um caído deus Apollo. Por alguma razão desconhecida, Zeus expulsou Apollo do Olimpo e o transformou em uma adolescente de 16 anos chamado Lester Papadopoulos – não se preocupe, eu também pulava esse nome toda vez que aparecia no livro. Não se preocupe, essa é uma resenha completamente sem spoilers.
Imagine a pessoa mais convencida que você conhece, adicione um abdome indefinidamente malhado, centenas de milhares de amantes em quatro mil anos de história e narcisismo. Pois bem, temos agora nosso Apollo; agora, imagine que ele perdeu tudo isso e ainda acabou com espinhas no rosto. Durante o livro, várias vezes são feitas referências e comparações com seu ser divino, o que torna a narrativa extremamente leve e engraçada – um exemplo é quando ele decide pedir ajuda a Percy, que está tentando escapar da vida de semideus para terminar a escola e ir para faculdade com Annabeth, Apollo afirma que Percy tem que ajudá-lo por que ele ensinou ao semideus tudo que ele sabe (nós sabemos que esse não é caso).
Quanto ao enredo. A história gira em torno dos Oráculos – sim, existem outros quatro além do de Delfos – e de uma organização chamada Triunvirato, que – e eu achei essa uma jogada muito, muito boa de Rick Riordan – estava conectado com os acontecimentos durante os dez livros anteriores. Infelizmente, não tenho como revelar muito sem dar spoilers do final, por isso, vou parar por aqui.
O final, de fato, realmente me surpreendeu, já que tivemos algumas reviravoltas inesperadas, isto é, se você considerar os padrões dos livros anteriores. Também temos, pela primeira vez, a ausência completa do auxilio dos deuses, já que Zeus proibiu todos eles de tentar se quer ajudar Apollo, o que difere dos outros, já que sempre tínhamos um olimpiano ex-machina de vez em quando.
Apollo, sem dúvida se tornou o meu deus olímpico favorito – e infelizmente ele não tem como saber disso, já que a história acontece em “tempo real” e, portanto, neste momento, ele deve ser um humano correndo atrás de suas provações para voltar ao Olimpo; será que os outros deuses vão dizer isso pra ele? Espero que sim, mesmo que isso infle ainda mais o ego dele.
O Oráculo Oculto é leitura obrigatória para qualquer um que é fá do Rick. É divertido, é cheio de aventura, mistério, perigos, seres mitológicos diferentes dos que vimos até aqui – afinal, já estamos cansados de repetições de minotauros, deuses menores, semideuses e o submundo. A única parte ruim é ter de esperar um ano – sim, um ano inteiro já que ele foi publicado agora – para o segundo, que já tem título “The Dark Prophecy”; eu não creio que haja uma tradução oficial, então fiquem com a minha mesmo: “A Profecia Sombria”.


You Might Also Like

0 comments

Página Um Beijo