[R] - Ponto de Impacto, de Dan Brown

12.4.16

Antes de Dan Brown publicar o mega-seller, O Código da Vinci, ele já mostrava seu incrível talento em livros como Fortaleza Digital, meu favorito Anjos e Demônios e, o primeiro livro que eu li sem ser obrigado por uma professora de Literatura, Ponto de Impacto. Ao contrário do que todos imaginam, eu não me apaixonei por livros através da fantasia, e sim, de um livro policial.
Em Ponto de Impacto, conhecemos Rachel Sexton, filha do senador norte-americano Sedgewick Sexton e, mais importante, uma analista de inteligência, ou seja, uma pessoa que “traduz” informações técnicas de forma que pessoas comuns possam entender a mensagem; é essa exata razão que leva o atual presidente dos Estados Unidos a contratá-la. O têm duas narrações principais paralelas que, apesar de seus personagens estarem conectados, elas acontecem de maneira independente uma da outra.
A primeira trata das reeleições norte americanas que batem a porta; dois candidatos concorrem: o atual presidente Herney tentando a reeleição e o senador Sexton, que está fazendo o possível para tirar Herney do cargo. O que Sexton está usando contra seu adversário é a tamanha verba destinada a NASA, mas que não entrega muitos resultados, considerando que o objetivo deles de encontrar vida fora da Terra nunca foi alcançado. No entanto, o que o presidente secretamente guarda é a descoberta de um asteróide no Ático que contém insetos e outros organismos vindos do espaço; tal descoberta seria a salvação não apenas de sua campanha, mas da própria NASA, que corre o risco de ser fechada se Sexton chegar ao poder.
Então, Rachel entra na história, como a segunda narração. O presidente pede para ela ir até o Ártico, onde cientistas estão investigando as tais vidas espaciais e ela deve pegar essa informação e converter de tal maneira que o público entenda que a NASA é necessária – claro que o fato de ela ser a filha do concorrente tem um grande peso na decisão, afinal, ela estaria se opondo ao próprio pai. Durante seu tempo no lugar, ela descobre que o mistério está muito além da rocha espacial.
As duas linhas de histórias são brilhante, inteligente e perfeitamente interligadas, em que os acontecimentos e descobertas vão acontecendo de modo a te prender à leitura e sempre querer saber o que acontece em seguida; isso sem contar que ambos os candidatos estão tentando descobrir segredos sujos um do outro. Diferente do que estou acostumado, a política neste livro está LONGE de ser entediante, já que ela é um fator importantíssimo que ajuda a história seguir fluentemente.

Mistério, ação, suspense, política, segredos e uma rocha espacial. Tudo isso unido de uma maneira que apenas Dan Brown seria capaz de fazer; uma maneira que não te faz largar o livro até a última página. Se você diz ser uma pessoa que não gosta de livros, com certeza devia tentar começar sua vida literária por esse, pois eu já vi acontecer de algumas pessoas se apaixonarem por livros através dele, e não estou falando apenas de mim.


You Might Also Like

0 comments

Página Um Beijo