[R] - Cress, de Marissa Meyer

15.8.16

Post recheado de Spoilers!!!
Olha, estou avisando!
Não me culpe depois, hein?
Clique aqui para ler o sem spoiler!
Cress é o terceiro livro das Crônicas Lunares e, simplificando toda minha conversa aqui: é maravilhoso!!
Crônicas Lunares - Livro 3


Marissa Meyer
Ano: 2015 / Páginas: 496
Editora: Rocco

É incrível como a escritora conseguiu tecer algo tão criativo! Gente, eu fico chocada! Além disso, ela conseguiu fazer uso de todos os recursos disponíveis no mundo que ela criou. São humanos, ciborgues, androids, lunares, cascudos, tudo!
Cress é uma hacker, a programadora lunar que basicamente foi responsável pelo sucesso de Levana até então! A garota, mantida em um satélite em órbita, simplesmente deixava todas as naves lunares invisíveis para os radares da Terra, invadia o sistema de segurança de todos os governos possíveis terráqueos, vigiava as conversas secretas entre o Imperador Kai e outros governantes e descobria tudo o que a Rainha Levana precisava de informação. Só isso.
Apesar disso, Cress é uma fofa! Cascuda de nascença, a garota cresceu sozinha em um satélite, onde a única companhia era uma taumaturga lunar que a "visitava" regularmente, trazendo mantimentos e buscando alguma informação. Isso fez com que Cress viajasse em seu mundinho fantástico, conversando com o seu computador programado por ela mesma quando era mais nova (que ela chamava de Pequena Cress). E pasmem! Cress teve uma aparição no primeiro livro, Cinder. SIM, eu sei. Eu também a ignorei completamente. Foi ela quem programou aquele chip lunar no android pessoal de Kai e que, posteriormente, estabeleceu conexão com Cinder, avisando do plano de Levana. Quando eu me dei conta disso eu fiquei "nãaaaaaaaao... nãaaaaaao acreditoooo!!". Foi tudo muito bem pensado!!
Nesse contexto do mundinho fantástico que Cress criou, ela também incluiu sua paixonite aguda e platônica por Thorne, o carinha narcisista que fugiu da prisão com Cinder. Eu gosto de Thorne. Gosto mesmo! Acho Thorne hilário, o estilo daqueles caras que sabem que são bonitos e usam isso como vantagem. A diferença é que ele é realmente legal, apesar dos pesares.
Eu ri muito na cena em que Cress entra em contato com a nave Rampion, que abriga Cinder, Thorne, Lobo e Scarlet. Ela, com seu cabelo desgrenhado e seu vestido furado (afinal, ela nunca encontrava ninguém!), morre de vergonha quando vê Thorne na tela da chamada deles. Ela se esconde, morre de constrangimento e, para tentar se acalmar, começa a falar coisas para si mesma repetidas vezes. Aliás, ela faz isso inúmeras vezes! "Eu sou uma celebridade. Uma artista. Que não tem medo de ninguém. Todos esses guardas aqui não estão querendo me matar. Estão na verdade contendo todos os meus fãs." Enfim! Foi muito engraçado ver Thorne interagindo com Cress no começo, quando eles foram resgatá-la no Satélite.
Então, quando isso acontece... Tudo desmorona! Eu sabia que algo de ruim ia acontecer! Mas isso? Ai... eu quase não aguentei! Tive que fechar um pouco o livro, respirar, e lembrar que era apenas uma história.
Depois disso, quando todos se separaram, confesso que comecei a achar o livro menos legal. Não chato. Só não tãaaao bom quanto o começo foi.
Ficou naquela. Cress e Thorne no deserto. Cinder com o carinha lunar que dirigia a nave da Sybil tentando encontrar o Dr. Erland para salvar Lobo. Scarlet sendo marionete em Luna (que por sinal, fiquei morrendo de dozinha de Lobo). Kai tendo ataques de nervos enquanto discutia a cor das toalhas de mesa para o casamento com Levana. Eu só esperava chegar logo na hora que todos se encontrassem de novo.
Mas entãaao, de uma forma ou de outra, todos eles se reencontram (com exceção de Scarlet né), Iko ganha um corpo super legal e começam a armar o plano contra o casamento de Kai com Levana e ahhh!! Foi tão bom! O plano deles foi extremamente meticuloso e eu AMEI como cada um teve uma participação importante. E Kai... Eu esperava ansiosamente o reencontro dele com Cinder! Porém, quando eu vi que Sybil começou a desconfiar de que talvez Cress e Cinder estavam por trás daquele problema todo que começou a surgir com o sistema de segurança... eu gelei. De verdade! Fiquei pensando "Pronto. Já era. Tava indo tudo muito bem. Acabou. Sybil vai encontrá-los. Ela vai tomar conta de Lobo e já era. Levana vai aparecer também. É o fim. Adeus." Até que...
Sim. Lobo é controlado e dá a louca, avançando em Cinder, que dá um beijinho no ombro para Sybil e a deixa super lunática, torturando-a mentalmente com o seu novo e recém-treinado poder lunar e detona tudo! E depois, O Dr. Erland revelando que era pai de Cress... Eu fiquei... tão...triste :(  Mas fiquei feliz de ele ter pelo menos contado para ela, e gostei muito de como ela reagiu com a revelação.
Eu achei super fofo depois, quando eles já estavam fora da atmosfera e Kai acordou. Eles discutindo e Cinder tentando dar certeza de que eles tinham um plano bom e, ao mesmo tempo, com medo de revelar que ela mesma era a Princesa Selene. Kai faz um monte de perguntas e Cinder responde deixando tãaao obvio que ela mesma era a Princesa que eu fiquei "Querido! Você é lerdo mesmo hein?" Mas enfim ela conta para ele, ele fica super bem ao receber a notícia. Não fica aquele clichê "oh você mentiu para mim! Oh não sei o que..." Ela explica e ele entende e pronto! Depois ele tasca um beijo nela e ahhh! Era o que faltava depois de praticamente dois livros sem ver nenhuma interação entre os dois!
Outro acontecimento paralelo, é Scarlet com a Princesa Winter Lunática lá. Eu nem sabia que existia uma "enteada" de Levana, mas ok! Essa menina me deixou confusa quanto a idade dela. Eu só a vejo como uma boneca assassina que ganhou vida. Mas espero que ela seja legal. E consiga agir sanamente. Até porque o próximo livro se chama Winter e tal... Acho que ela vai ajudar Scarlet e o pessoal todo. Será? Eu espero que sim!

Entãaao! Concluindo, eu AMEI esse livro! Eu votei ele com 5 Estrelas, como os outros dois das Crônicas Lunares e não vejo a hora de saber como isso tudo vai terminar!

You Might Also Like

1 comments

  1. Amei a resenha, seu entusiasmo é contagiante! Kkk
    Li os três livros dessa série a pouco tempo e simplesmente me apaixonei... Não vejo a hora de ler o próximo. *-* Achei genial a forma como a autora "adaptou" alguns detalhes dos contos de fada na estória dela, acontece de forma tão sutil que não tem como não deixar escapar um sorrisinho quando a gente lê!
    Também não consegui formar uma opinião 100% segura sobre a Winter, mas acho que ela vai ficar no lado "certo" da revolução. Ela meio que me deixou com um pouco de pena. Enfim... Parabéns pelo texto! :D

    Jessica Andrade | De Mundo em Mundo

    ResponderExcluir

Página Um Beijo