[BN] - Preconceito literário III: Existe livro bom e ruim SIM!

24.10.16





5 livros que provam que GOSTO não tem necessariamente a ver com QUALIDADE do livro.
         
      

  
  Nos textos anteriores nós falamos sobre a importância de ser crítico ao julgar um livro e que gostos literários, especificamente, podem sim ser discutíveis, hoje, ainda tecendo nosso lençol de pensamento, veremos de forma prática que nem todo livro que gostamos é um livro de fato bom.


 Este é um texto mais particular do que os outros, mas as ideias podem ser facilmente compreendidas e aplicadas ao seu gosto. Vamos lá: 

       Vou procurar dar exemplo bem mais populares, de obras famosas pra que a compreensão seja mais fácil. 
*Futuramente todos os livros terão resenhas mais detalhadas, aguardem
No primeiro texto, foi abordado o fato de que um livro é analisado em muitos pontos para ser declarado bom e que nem sempre o enredo é suficiente para classifica-lo, neste sentido eis aqui em baixo livros com ...

 ENREDO BOM MAS ESCRITA RUIM:
 Crepúsculo (saga)- Stephenie Meyer :  Acalmem-se. Não sei o que está passando na sua cabeça agora mas peço que leia esse texto até o fim. Crepúsculo é um caso sério em que o enredo tem tudo pra dar certo mas a autora não soube desenvolver a ideia de forma inteligente. Costumo dizer que foi uma ideia boa tida pela pessoa errada. Imagine um mundo onde 3 raças de seres poderosos e inimigos entre si se encontram e precisam lutar não só por uma questão de território mas de sobrevivência também, este é o contexto de Twilight. Vejo que esse seria o cenário perfeito para uma trama com mais ação, personagens fortes, grandes antagonistas, mas a autora preferiu apelar para o romance da história, e ao meu ver, isso acabou com o potencial da trama, sem falar na escrita ruim que a Meyer tem (isso fica pra resenha completa). Imagino se J.K Rolling tivesse tido a ideia de Crepúsculo, com certeza teríamos uma obra fantástica e muito aclamada.

2   Eu sou o numero quatro- Pittacus Lore (pseudônimo que também não faz sentido nenhum, na resenha dele eu explico melhor):  QUE LIVRO TERRÍVEL! Fui apresentada a esse livro com a premissa de uma guerra alienígena (tema pelo qual eu sou apaixonada), mas o enredo se desenrola num romance piegas entre uma humana e um ET, ambos adolescentes, “mocinhos” que tem problemas com os valentões do colégio, enfim, aquela coisa boba e forçada que me dava embrulho. Tinha tudo pra ser um livro ótimo de ficção mas também foi mais explorado pro lado sentimental/ romântico da coisa, e pior, um romance sem história, é só uma paixão adolescente mesmo. Decepção esse livro. 

No próximo post vou pontuar mais TRÊS livros que quebram a regra de que gosto define qualidade, no caso, serão livros ótimos mas que fogem do meu gosto. Será que alguém adivinha?

You Might Also Like

2 comments

  1. Mana... leia uma saga inteira antes de falar sobre ela.. você ja leu toda a saga dos legados de Lorien? Viu a guerra alienígena que eu vi?? Chorou quando os personagens bons morreram? Odiou Setrakus Ra, Phiri Dun-Ra, Ivanick e companhia? Amou a número um? Sete? Nove? Seis? Duvido... então fica quietinha que voce não sabe nada sobre o que escreveu ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonathan, muito obrigada por ler nosso texto e expressar sua opinião. Peço que se atente que a crítica não foi feita a saga mas sim ao PRIMEIRO livro dela. Logo mais teremos resenha sobre o primeiro livro e lá teremos mais desenvolvimento a respeito do LIVRO, e não da saga. Obrigada novamente!

      Excluir

Página Um Beijo