[R] - Caixa de pássaros, de Josh Malerman

13.10.16



 "Suando, ofegante, ela reza para que seja possível ouvir o caminho até um lugar seguro"


Assim que fui apresentada a esse livro tive curiosidade em saber o que ele tinha de novo. Alguns me diziam suspense, outros terror psicológico, e eu completamente desacreditada que algo novo nesse estilo pudesse ser original. Pois bem, estava enganada.


Caixa de pássaros, de Josh Malerman, funciona com aquele sistema de feedback, onde a personagem principal vive um momento atual mas no capitulo seguinte volta ao passado que explica como ela chegou até ali, e o autor sabe trabalhar perfeitamente a história mantendo o suspense até o ultimo segundo. Ao abrir o livro, nos deparamos com Malore, uma sobrevivente que luta para fugir com seus dois filhos (os quais ele não se preocupou em dar nomes, dada a situação em que viviam). No novo mundo, há algo mexendo com a sanidade das pessoas, gerando surtos psicóticos e, por consequência, causando assassinatos e suicídios. Não se sabe se são criaturas, não se sabe se são animais comuns, ninguém sabe ao certo o que tem causado isso, a única coisa que se sabe é que não é seguro abrir os olhos. Todos os relatos são a respeito de pessoas que “viram” alguma coisa e enlouqueceram, atacavam fatalmente quem estava do lado delas e depois se matavam de formas absurdas. Até crianças e animais estavam susceptíveis a essa loucura e ninguém está seguro na própria casa. 

Neste ambiente hostil, a garota que engravida precocemente e na verdade não é a pessoa mais preocupada do mundo, busca sozinha agora um lugar seguro para si, mas claro, de olhos vendados.

Durante a trama, é nítido o crescimento que a personagem tem, antes uma mulher imatura e irresponsável, alheia a situação do mundo, mas agora uma mulher forte, que luta para se tornar valente mesmo sem poder abrir os olhos, uma mudança brusca mas muito bem construída. O que me trouxe descrença a qualidade do livro é que estamos fartos de histórias pós apocalípticas, seja em filmes, livros, jogos, serie, enfim, esse já é um tema saturado, é difícil inovar quando o tema é sobreviver a criaturas, mas Josh soube fugir do obvio e surpreender com uma história incrível e ao mesmo tempo completamente crível.  O livro sabe mexer com as nossas sensações de medo, desconfiança, NOJO (de fazer fechar o livro, respirar fundo, fazer careta no meio do trem, contar até três e retomar a leitura) e desespero, principalmente. 

Não importa o quanto as pessoas sejam fortes, lutar contra algo que voceê não conhece, e pior, nem sabe se existe, causa loucura fora e dentro da mente. 
Um dos pontos fortes do livro é a forma como é escrito, pois o autor consegue prender-nos a história sem precisar enrolar muito, o livro é curto, completo e objetivo, formula perfeita para o sucesso. Não existem pontas soltas na história e as reviravoltas fazem o leitor enlouquecer junto com as personagens. Pela primeira vez me peguei torcendo pra tudo dar certo no fim da história, porque tudo que poderia dar errado deu durante o livro.

Com certeza Caixa de pássaros é uma obra original em meio a tantas coisas batidas. Me surpreende por ser  o livro de estreia do Josh(integrante do The High Strung) e ter tamanha qualidade. Com certeza é um autor promissor, digno se der acompanhado. Me conquistou.

You Might Also Like

0 comments

Página Um Beijo