[E] - 10 Dicas produtivas para escritores sérios

27.3.17

by Jerry Jenkins | tradução de Leandro Zapata
3. Escreva descansado. Independente de ser uma pessoa da manhã ou da noite, ambos, ou nenhum, escreve quando você se sentir mais descansado. Mas não espere você ficar completamente convincente, coerente e inspirado ou você pode nunca chegar até o teclado. Você melhorará exercitando seus músculos de escritor.
4. Defina objetivos diários. Eu sei quantas páginas eu preciso terminar todos os dias para cumprir meu prazo. Se você mantém um registro de números de palavras, ótimo. Mas monitore seu progresso para ter aquela sensação de completude – e, mais importante, para manter o ritmo.
5. Escolha sua musa. Ideias parecem me atingir sempre quando tomo banho. Talvez a água estimula meu cérebro. Eu aprendi ao longo dos anos a confiar no que alguns chamam de Musa. Minha musa é espiritual, aquela parte vital do meu subconsciente criativo que eu rendi a Deus. Predição e enredo aparecem conforme eu escrevo. Eu não posso ter certeza por que incluo algumas coisas, mas quando estou escrevendo o manuscrito, as razões se tornam obvias. É importante saber onde sua musa está e como acessá-la.
6. Converse com sua história. Muitos escritores, especialmente romancistas, temem perder a criatividade se eles pronunciam uma palavra de sua história antes de escrevê-la. Eu descobri, contudo, que quando eu conto uma história para alguém que confio, eu costumo expandi-la, embelezá-la, melhorá-la. Tente isso e veja se funciona com você.
7. Dê partida no processo ao invés de encarar uma página ou tela em branco. Como exercitar-se antes de um exercício, eu começo meu dia de escritor com uma edição pesada ou reescrevendo meu trabalho do dia anterior. Isso costuma catapultar-me na escrita de hoje.
8. Desligue seu editor interno. Uma vez que você comece seu dia de escritor, deixe a revisão para o dia seguinte e comece aquele rascunho. Considere-o um pedaço de carne que você irá assar depois. Se você estiver editando enquanto escreve, você irá sufocar sua criatividade.
9. Saiba quando parar. Se as coisas estão indo bem e eu atinjo meu objetivo antes do meio-dia, eu resisto a tentação de tentar escrever mais algumas páginas para fazer o dia seguinte mais fácil. O dia terminou ali. Mas por outro lado, se levo até meia-noite para escrever minhas páginas por hoje, eu continuo escrevendo. Não quero desistir e ser forçado a escrever mais no dia seguinte.
10. Mantenha-se na missão. É fácil bater em nós mesmo por desistir ou não produzir no nível que um editor espera. A solução? Sente-se na cadeira e diga a si mesmo que ontem terminou. Hoje o dia é cheio de horas frescas e intocadas, e nada – e eu digo, nada – será tão bom quanto fazer o trabalho. A poetisa Mary Oliver diz: “Me diga, qual é seu plano para sua preciosa e selvagem vida?” Eu planejo escrever. O que você me diz?

Deixe seus rituais e dicas nos comentários!

Fonte: http://www.jerryjenkins.com/timing-is-everything-2/

You Might Also Like

0 comments

Página Um Beijo