[E] ~ A Estrutura Simples de história mudou minha vida

23.10.17

por Jerry Jenkins | tradução de Leandro Zapata
Você tem uma ideia para um livro matador, e você se convenceu que poderia se colocar no mapa como escritor. Mas está com problemas para começar. Por quê?
Simples:
1. Você não sabe se é um Planejador ou Pantser.
   1.1. Planejadores parecem ter seu enredo completamente planejado, como o guru Snowflake Method, Randy Igermanson.
   1.2. Pantsers escrevem da cadeira. Stephen King e eu dizemos, “Coloque pessoas em situações difíceis e escreva para descobrir o que acontece.”
2. Independente, você sabe que precisa de pelo menos algum tipo de estrutura no qual precisa pendurar suas ideias.
Aqui está a solução.
Essa estrutura mudou minha vida e minha carreira.
Eu estava produzindo romances de série medianos durante vários anos até que cruzei com How to Write Best Selling Fiction, de Dean Koontz. Esse livro ressoou em mim. Eu o devorei. Tomei notas, rascunhei nele, marquei várias passagens, dobrei pontas das páginas, adotei seus preceitos e segui-os religiosamente. E até os ensinei em conferências de escritores.
Vendi meu próximo livro, um stand-alone, pra uma editora grande de Nova York. No fim do milênio, meus livros estavam vendendo aos dez milhões.
Agora, antes de começar a procurar por esse livro na Amazon, eu preciso contar que a cópia mais barata dele estava no site da editora um minuto atrás a US$175,00. E não comece a cavar seu lugar secreto de guardar dinheiro, por que não abro mão da minha cópia.
Sim, ele é bom nesse nível.
Então, porque eu levantei suas esperanças se o livro de Koontz é tão raro?
Por que eu vou te dar o ponto principal dele. O que fez a diferença para mim foi o simples “Criando e estruturando sua história”. Koontz diz que um livro sem um enredo forte é como estar vestindo uma roupa elegante sem ter lugar para ir.
Naturalmente, ele entra em muitos mais detalhes, mas aqui está o que você precisa saber por agora. Faça isso e você irá imediatamente separar você mesmo de seus concorrentes e ver seu livro ganhando vida.
A estrutura básica de enredo.
1. Coloque seu personagem principal (herói/heroína) em um problema terrível assim que possível.
   A definição de “problema terrível” difere de acordo com seu gênero. Para um suspense, pode ser seu personagem pendurado pelas pontas dos dedos em um abismo. Para um romance, pode ser que sua heroína tenha que escolher entre dois candidatos perfeitos, mas cada um esconde um segredo sombrio.
2. Tudo que seu personagem faz para sair de um problema apenas o torna pior.
   As complicações devem ser lógicas e crescer cada vez pior até que...
3. Tudo pareça completamente sem esperança.
4. Finalmente, por todo esse conflito que ensinou seu personagem desde o começo, seu principal deve levantar-se para a ocasião e batalhar os problemas, enfrentar os desafios, realizar sua missão ou completar sua jornada.
Isso é...
... na forma mais simples, mas eu espero que te de um lugar de onde começar.
Nos comentários abaixo, me pergunte como aplicar essa estrutura em seu trabalho atual.

Fonte: https://www.jerryjenkins.com/simple-story-structure-changed-life/

You Might Also Like

0 comments

Página Um Beijo