[E] - Os cinco erros mais comuns que eu vejo nos manuscritos de novatos – Pt.1

30.10.17

por Jerry Jenkins | tradução de Leandro Zapata
Não soa justo. Não parece certo. Mas aqui vai um pequeno segredinho sujo da vida de um escritor que você precisa ouvir:
Qualquer editor veterano sabe dizer em dois minutos se irá rejeitar seu manuscrito ou não.
Leva mais tempo para decidir se ele ira recomendar seu livro para uma editora, é claro, mas – triste dizer – ele pode, e frequentemente acontece, ir para a pilha de rejeitados rápido. “O que?” Você diz, “Antes que eu tenha a chance de estupefá-los com meu vilão estupendo? Antes do meu mind-blowing twist? Antes que o enredo decole?”
Desculpe. E eu não estou exagerando.
Por quê?
Porque a competição é tão acirrada e editores tão tantos manuscritos para ler, que você tem apenas nano-segundos para agarrá-lo pela garganta e segurar com força. Todo mentor martela neste ad infinitum: Seu editor é seu primeiro leitor.
Cada palavra conta. Você tem apenas uma chance. Você deve capturá-los da primeira linha. Estou dizendo que os editores procuram por razões para rejeitar seu trabalho? Não, não, mil vezes não! Eles estão procurando pelo próximo Harry Potter!
Editores querer que você seja um sucesso!
Então, como eles podem saber tão rapidamente que seu livro não será? Em uma vida neste negócio, eu ouvi dezenas de razões, mas deixe-me dizer meu top-cinco pessoal de minha experiência como editor e publicador:
1. Limpando a garganta
Isso é o que os editores chamam tudo que vem antes de um capítulo final e realmente começar. Normalmente, consiste de uma página ou duas com a preparação de cena e o plano de fundo. Comece a história. Introduza seu personagem principal, estabeleça e mexa com o status quo, então coloque-o em um problema terrível que revela o motor da sua história. É uma missão, jornada, desafio, o que?
Haverá tempo para trabalhar naqueles detalhes que parecem tão importantes enquanto você estava limpando a garganta, o que custou sua venda. Por agora, seu trabalho é começar com um bang!
2. Muitos personagens introduzidos rapidamente
Eu costumo tomar muito cuidado com a generalização ou dureza e velocidade de regras, mas quase sempre eu vejo mais de três personagens nas primeiras páginas, meus olhos começam a lacrimejar. Eu sinto como se precisasse um programa para acompanhar todos os jogadores, eu rapidamente perco o interesse.
Seu leitor está tentando compreender a história, e se você pedir para ele catalogar seu cast de personagens logo de cara, corre o risco de perdê-lo. Mantenha as coisas simples até que história tenha tomado forma.
3. Violações do POV
Mantenha um único ponto de vista (POV) por cada cena. Viole essa regra central e você irá expor a si mesmo como um amador logo de cara. Novatos defendem eles mesmos contra esse criticismo por citar clássicos de autores famosos ou citam J.K. Rowling, a exceção que prova a regra.
As coisas mudam. O gosto dos leitores evoluem. Essa é a regra para hoje, e é a verdade que vende.
Fonte: https://www.jerryjenkins.com/5-common-mistakes-see-beginners-manuscripts/


You Might Also Like

0 comments

Página Um Beijo